Resultados do estudo HPTN 077 apresentados na 9a Conferência IAS sobre Ciência do HIV

O Cabotegravir (CAB) é um novo inibidor de integrase disponível na forma de nanosuspenção injetável de ação prolongada. O CAB se encontra em desenvolvimento como um novo medicamento para o tratamento e prevenção do HIV. O projeto HPTN 077 foi um estudo de fase 2 randomizado, duplo-cego, controlado com placebo (PBO) do CAB em duas…

Ler mais

Resultados da fase aberta do estudo IPERGAY a partir do artigo “Eficácia, segurança e efeito no comportamento sexual a partir da PrEP sob demanda para homens que fazem sexo com homens: um estudo de coorte observacional”

Ipergay foi um estudo com a PrEP ocorrido na França e no Canadá entre 2015 e 2016 com homens que fazem sexo com homens e mulheres trans, apesar de estas terem comparecido em bem menor número. A especificidade deste estudo em relação a outros com a PrEP foi o modo como as pílulas de Tenofovir…

Ler mais

Conclusão do estudo PrEP Brasil

Os resultados finais do estudo PrEP Brasil foram apresentados na Conferência Internacional de AIDS (IAS 2017), que aconteceu em Paris entre os dias 23 e 26 de julho deste ano. PrEP Brasil foi um estudo demonstrativo voltado para avaliar a viabilidade do uso diário de um comprimido da combinação Tenofovir e Entricitabina (FTC/TDF, também conhecido…

Ler mais

Artigo discute o uso de PrEP entre casais

Entre 35 e 68% de novas infecções de HIV entre homens gays, bissexuais e homens que fazem sexo com homens (HSHs) ocorrem através do parceiro principal. Dado este elevado número, voltar a atenção para formas como casais administram a saúde sexual parece ser um fator estratégico para adotar medidas de prevenção contra o HIV e…

Ler mais

 Uma cascata de cuidados para a PrEP a partir do artigo “Adesão da Profilaxia Pré-exposição (PrEP) em uma coorte nacional de homens gays e bissexuais nos Estados Unidos”

Título original do artigo: Uptake of HIV Pre-Exposure Prophylaxis (PrEP) in a National Cohort of Gay and Bisexual Men in the United States “Cascata de cuidados do HIV” designa uma série de procedimentos para acompanhar o progresso de pessoas vivendo com HIV. Seu foco é monitorar passo a passo as etapas de um paciente a…

Ler mais

Resumo do artigo sobre o estudo PrEP Brasil: “Alta e precoce adesão à PrEP entre homens que fazem sexo com homens (HSH) e mulheres trans em risco de infecção ao HIV: o projeto PrEP Brasil”

Título original: High pre-exposure prophylaxis uptake and early adherence among men who have sex with men and transgender women at risk for HIV Infection: the PrEP Brasil demonstration project. PrEP Brasil é um estudo de 48 semanas avaliando o uso da combinação de emtricitabina e tenofovir (FTC/TDF ou Truvada®) para PrEP em três centros de…

Ler mais

Resumo do artigo “Uma estimativa global da aceitabilidade da Profilaxia Pré-exposição ao HIV entre Homens que fazem sexo com Homens: uma revisão sistemática e metanálise”

(Título original: A Global Estimate of the Acceptability of Pre-exposure Prophylaxis for HIV Among Men Who have Sex with Men: A Systematic Review and Meta-analysis) Escrito em colaboração com diversos autores, este artigo partiu de uma metanálise, ou seja, uma pesquisa coletando dados de artigos publicados anteriormente. Neste caso, foram consultados textos publicados em inglês entre…

Ler mais

Pesquisadores propõem uma nova maneira de avaliar a prevenção com medicamentos

Tradução do artigo “Researchers propose a new way to assess medication-based HIV prevention”, publicado no site Medical Xpress. Um dos métodos recentes mais promissores para inibir o crescimento de casos de HIV é a profilaxia pré-exposição (PrEP), um medicamento preventivo para pessoas não infectadas pelo HIV. Tal estratégia, no entanto, apenas funciona se aqueles que…

Ler mais

O que é uma vacina terapêutica de HIV?

Matéria traduzida do site https://aidsinfo.nih.gov  Pontos-chave:   – Uma vacina terapêutica de HIV é uma vacina projetada para melhorar a resposta imunológica do corpo em alguém já infectado com o HIV. – Não há atualmente nenhuma vacina terapêutica do HIV aprovada pela Food and Drug Administration (FDA), mas há pesquisas ocorrendo. – Pesquisadores têm explorado tais…

Ler mais